Aquarioculturismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

novata precisa de ajuda

3 participantes

Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty novata precisa de ajuda

Mensagem  Simone Dom Out 18, 2009 9:18 pm

oi pessoas.Sou totalmente novata no mundo do aquarismo e to precisando de ajuda.Comprei um aqua de 30 litros com plantas artificiais, termostato e filtro, 2 lampadas de 11 watts cada.Tinha 2 platis, 2 molinesias balão, um beta e um limpa vidros albino.Em questão de duas semanas eles foram morrendo um a um.Depois de mto pesquisar,descobri q a amonia estava mto elevada.Qdo comprei o aqua eu não sabia q a amonia deveria ser controlada.Achei q isso fosse feito normalmente pelo filtro.Daí comprei remedio pra cuidar da agua,fiz a cifonagem td direitinho mas mesmo assim eles morreram.Daí agora meu aqua ta vazio e eu vou recomeçar do zero.Tava me apegando aos bichinhos e fiquei super chateada qdo eles morreram.Me respondam uma coisa,depois q eles tão "intoxicados" pela amonia,mesmo tratando a agua e tudo direitinho,eles tão condenados a morte ou tem chance de sobreviver ainda?Quais sao todos os itens que tem q ficar controlando sempre no aqua?To com medo de fazer tudo errado e matar um monte de peixinhos por total desconhecimento do assunto.Me ajudem! Smile Agora com o aqua vazio, o que fazer?Devo tratar toda a agua e fazer uma limpeza geral nele antes de colocar novos peixes?Qto tempo?
Desculpe se as pergutas parecem idiotas, é que sou totalmente nova nesse mundo e não quero ficar comentendo erros bestas prejudicando os pobres peixes que nada tem a ver com isso.
Agradeço a atenção desde já;
Simone

Simone

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Fernando Fontes Seg Out 19, 2009 2:53 am

Olá, Simone!
Bom você já saber da existência da ciclagem! É meio caminho andado.
Primeiro vamos corrigir sua fauna. Você está colocando muito peixe em pouca água. Em 30 litros eu aconselho a você ficar só com uns 2 platis e alguns guppies, 4 estão de bom tamanho. Esses peixes são de pH levemente alcalino (7,3), temperatura em torno de 26ºC e dureza em torno de 3GH. Uma provável razão pela morte dos seus peixes era a superpopulação, que faz com que as bactérias nitrificantes não consigam metabolizar toda a amônia liberada no aquário. Para saber se isso está acontecendo, é impressindível que um acompanhamento dos níveis de amônia seja feito com um teste de amônia. Além da amônia, nitrito e nitrato também podem intoxicar seus peixes e devem ser igualmente acompanhados. Compre os testes de amônia, nitrito e nitrato e acompanhe os níveis semanalmente. Durante a ciclagem, é interessante que faça testes mais regulares, para saber se a ciclagem está concluída. Quando os níveis desses compostos se estabilizarem em níveis baixos, pode colocar os peixes. Isso leva, em média, 30 dias, é esse o período de ciclagem.
Ok, resolvido o problema da ciclagem, é preciso manter os índices baixos. O que garante isso é a filtragem biológica. Para isso vc tem que ter no filtro cerâmica de boa qualidade (encontrada facilmente em lojas de aquariofilia). Essa cerâmica é um excelente habitat para que as bactérias responsáveis pela decomposição da amônia se instalem. Se vc colocar mais peixes do que deve, essas bactérias não conseguirão metabolizar o excedente de amônia e nitrito do aquário.
Com relação às plantas artificiais, prefira as naturais. As plantas consomem o nitrato, que é resultado do metabolismo das bactérias que decompõem o nitrito. O nitrato também pode matar seus peixes por intoxicação. Com as plantas consumindo esse nitrato, fica mais difícil ele se acumular. O restante do nitrato é eliminado nas TPAs (trocas parciais de água). Troque semanalmente 30% da água do seu aquário, repondo com água nova devidamente tratada com condicionadores de água.
Outro ítem importante a controlar é o pH. Cada peixe tem uma faixa de pH na qual vive. Se introduzidos em aquários com pH muito diferente, podem morrer ou, no mínimo, sua sobrevida será demasiadamente curta. Compre um teste de pH e verifique se o aqua esta com o pH adequado à sua fauna. Para adequá-lo, existem opções químicas e naturais que estabilizam o pH do aqua, como tamponadores, pedras, troncos, etc... Cada um age de uma maneira diferente no seu aqua. Para a fauna que vc está planejando, é preciso algo que alcalinize a água. Existem pedras que fazem esse trabalho. Aquelas pedras de seixo brancas são potentes alcalinizantes. Colocando uma pedra média o pH já vai para um ponto bem próximo ao desejado.
Quando os peixes são colocados em um ambiente com muita amônia, não perca as esperanças! Ele pode ser desintoxicado simplesmente com água de qualidade e boa alimentação. Digo isso porque tem um peixe meu que passou por dois surtos de amônia no aqua e está comigo há mais de um ano.

Bom.. acho que respondi as dúvidas. Agora uma recomendação: compre um aquário maior. Uns 80 litros. Sabe por que? Aquários pequenos são muito mais difíceis de manter. São muito instáveis. Um descuido qualquer já altera muito os parâmetros do aquário. Aquários pequenos são recomendados para aquaristas com muita experiência, ao contrário do que se imagina. Quando o aquário é maior, os erros são melhor "dissolvidos", então as variações são menores.
Quanto maior o aquário, mais estável ele é!
Fernando Fontes
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 32
Localização : Brasília

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Simone Seg Out 19, 2009 6:21 pm

Oi Fernando,muito obrigada pelas suas respostas, foram todas muito esclarecedoras.
Eu tenho a intenção de passar pra um aquario maior,de maior porte,mas pelo menos por enqto o financeiro não me permite isso.Além disso,se eu passasse pra um maior ia ter que trocar o filtro e etc,certo?Mto gasto!Mas são planos pro futuro!
Vc falou sobre a ceramica do filtro...que ceramica é essa?Isso já vem no filtro ou eu tenho que comprar a parte?
Quanto às plantas,mta gente me falou pra tirar essas artificiais...Eu dei uma olhada nos preços e tem umas naturais que saem por 2 ou 3 reais,super baratinho.Mas eu não sei como plantar nem como cuidar delas.Alem disso,não sei como escolher especies e etc.Se vc puder me ajudar nisso passo a passo eu agradeço!E devo ter mais algum produto especifico pra plantas?Elas tb precisam "se adaptar" ao ambiente como os peixes?Qualquer planta pode ser colocada com qualquer peixe?Hehehehe!!Desculpa!São mtas duvidas!
Tudo bem...eu ainda não comecei a ciclar meu aqua depois que os peixes morreram.Melhor então começar isso com plantinhas naturais ou posos comecar como ele está mesmo?
Bom,acho que por hr é só...
Ah,e a ciclagem vc disse uns 30 dias..algumas pessoas me disseram que 10 já é suficiente.É mesmo?
Obrigadinha de novo! Smile

Simone

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Fernando Fontes Ter Out 20, 2009 7:18 pm

A cerâmica do filtro são anéis de cerâmica comprados, geralmente, separadamente. São bem baratas, com exceção da melhor do mercado (claro), a Siporax da Sera, que custa em torno de 90 reais. Mas as que eu uso da BOYU são muito boas e custaram 14 reais um saquinho com uns 300g se não me engano.
Falando das plantas: como seu aquário está aos moldes do meu (sem substrato fértil, sem iluminação adequada para plantas ou injeção de CO2), apenas poderá colocar plantas bem resistentes. A exemplo dessas plantas temos as anubias, echinodorus, microsoruns, elodeas... São plantas muito resistentes (destaque para as echinodorus e anubias) que só exigem 0,5W de iluminação por litro (ou seja, se seu aqua tem 30 litros, 15W já é suficiente!).
Existem peixes que tem mania de comer as plantas, ou tirá-las do lugar só de pirraça Laughing a exemplo temos os kinguios e ciclídeos em geral. No caso da fauna que recomendei a vc, não há restrições quanto a isso. As plantas não precisam de uma adaptação propriamente dita, podendo ser inseridas no aquário durante a ciclagem. Não precisa comprar nada específico para elas. Se quiser, pode comprar um pouco de laterita (2kg), um substrato rico em ferro. Isso as fará ter mais vivacidade! Só tem que colocar areia por cima da laterita, por que ela não pode entrar em contato com a água, podendo causar um problema com algas se isso ocorrer.

Quanto à ciclagem, 10 dias não são, de longe, suficientes!! Com acelerador biológico (um produto que contém as bactérias nitrificantes em solução) eu recomendaria 10 dias. Sem ele, no mínimo 20 dias.
Na verdade, isso é algo que vc tem que controlar com os testes de amônia, nitrito e nitrato, como eu disse para vc.
Fernando Fontes
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 32
Localização : Brasília

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Simone Qua Out 21, 2009 6:36 pm

Esse produto acelerador de bacterias eu tenho,já inclusive coloquei na água (aquele PRIME,sabe?).
Quanto ás plantinhas, vou ver sobre essas que vc citou.Menos mal q elas não exigem cuidado específico.São caras?E frequentemente vejop as pessoas se queixando quanto à presença de algas.Isso é comum mesmo?E li tb que elas devem ser podadas com uam certa frequencia.Imagino que não deva ser nada muito complexo de se fazer..Mas tô pesquisando mais coisas aqui na Internet sobre tudo isso.Mas só esse site aqui já judou bastante.
E como é esse imã que limpa o vidro?Onde encontrar?
Pois bem..meu aquario já está ciclando há uns 3 dias..Tô fazendo teste de ph diariamente.Vale fazer o de amonia tb?Acho que não,já que ainda não tenho nenhumser vivo lá,né?(a nao ser as bacteriazinhas).Ou tô falando besteira?? Razz
Hummm...algo mais?Tô aceitando qualquer dica!
E vc acha que vale a pena procurar uma outra loja de aquários ou é bom ficar nessa que me vendeu tudo desde o começo?
(Ps-vc tá em que lugar do Brasil,Fernando?)

Simone

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Fernando Fontes Qui Out 22, 2009 9:46 pm

Não confunda acelerador biológico com condicionador de água. Acelerador de bactérias é um produto que colocamos durante a ciclagem do aquário, ele contem as bactérias que queremos para completar o ciclo do nitrogênio, facilitando a sua fixação, acelerando, por fim, a ciclagem.

Condicionador de água é um produto que adicionamos à água nova toda vez que vamos fazer as TPAs. Um bom condicionador de água neutraliza cloro, cloramina e aglutina os metais pesados. O condicionador de água da Prime também promete remover amônia e nitrito da água.

Não disse que o seu não é o acelerador, só estou dizendo para evitar confusão Smile
Quanto às plantas, o preço varia muito de lugar para lugar e da espécie também. Há Echinodorus que custam 10 reais e outras que custam 60... Varia muito.
As algas são extremamente comuns em qualquer ambiente aquático; é praticamente impossível não ter algas no aquário. O bom é que as plantas concorrem com as algas pelos nutrientes da água e do solo, dificultando uma explosão. Isso não quer dizer que vc não vá ter uma explosão, mas se seguir todas as orientações, será muito difícil.
As podas das plantas são importantes em aquários plantados, onde isso beneficia as plantas efetivamente. Num aquário como o nosso (que não é plantado, apenas tem plantas) as podas são mais uma questão estética. Além de não deixar uma planta alta, por exemplo, alcanãr a superfície da água.... Coisas banais. Nada que precise de um estudo aprofundado hehe Laughing
O imã que limpa o vidro é bastante comum. É encontrado com muita facilidade em qualquer loja de aquarismo. Ai compre um que seja proporcional ao tamanho do seu aquário e à espessura do vidro.
Não precisa fazer o teste de pH todo dia... Uma vez a cada 3 dias está bom. Aumente a frequencia antes de colocar os peixes, para se certificar de que não está oscilando. O teste da amônia é o teste mais importante durante a ciclagem. É com ele que vc vai saber se a ciclagem está ou não concluída. Minha sugestão é fazer, nas primeiras duas semanas de ciclagem, uma vez por semana apenas. Na terceira semana, faça 4x por semana. Na quarta, faça todos os dias. Se a amônia permanece zerada e estabilizada, então pode colocar os peixes! Aos poucos, dependendo do tamanho dos peixes uns 3 por semana. Para deixar o ecossistema se equilibrar.
Quanto à loja, vc é quem tem que fazer a avaliação. Vc tem que avaliar a qualidade do atendimento, se os vendedores atendem às suas dúvidas, se não há peixes mortos nos aquários, se os peixes estão ativos (indicadores de saúde, em geral)... Se isso tudo é oferecido pela loja atual, não vejo necessidade em mudar.

Eu sou de Brasília, porque?

Curiosidade: a respeito do que vc falou sobre não ter vida no aqua durante a ciclagem, além das bactérias. No aquário também se forma plâncton, sabia? Fitoplâncton e zooplanctôn. Durante a ciclagem, o aumento dos níveis de amônia acontece justamente pelas excreções do zooplâncton, sem que haja bactérias suficientes para metabolizar a amônia.
Fernando Fontes
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 32
Localização : Brasília

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Simone Sex Out 23, 2009 3:15 pm

Hum...eu estou em Brasília tb! Smile Tem alguma loja em especial que vc recomende?
Foi bom vc falar dos planctons,pq eu não tinha nem idéia disso!Acho que por isso talvez eu não medi a amônia na primeira ciclagem,julgando que não fosse necessário!
Vou procurar esse imã que vc citou.
Qunato ás plantas,estou pesquisando aqui na internet e em livros e etc pra ver como fazer com elas..Por enquanto ficarei com as minhas artificiais mesmo! Smile Mas elas com certeza estão num projeto futuro.
Sobre as algas,já vi mesmo muita gente falar que pode haver infestação e etc.Eu pelo menos nunca vi a formação de algas no meu aqua.Dizem que isso é mais comum qdo tem plantas naturais.Mas ficarei aqui de olho,com certeza.
Ah,e só pra escalrecer,eu joguei o condicionador de água (que tira cloro e metais pesados) e tb o produto que cria bacterias,eu tenho as 2 coisas.Mas de qualquer forma muito obrigado pela dica!
Valeuzão aí por toda ajuda!Tá sendo mto útil!

Simone

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Fernando Fontes Sáb Out 24, 2009 7:09 am

Legal vc ser de Brasília! Smile
Qual loja vc frequenta?

As três lojas que eu recomendo pra vc:
Zaiaquários: fica na 710 norte. O pessoal de lá são meus amigos já hehe São muito fortes nos plantados! Se quer começar a criar plantas diga que esteve conversando comigo (faça referência a meus ciclídeos) e peça informações adicionais. Eles tem ótimos profissionais, como o Leandro e o Toninho. Os donos, Fabrício e Rafael, são muito atenciosos e também estão aptos a tirar muitas dúvidas na parte de plantados e de aquarismo geral, só não conseguem te responder bem sobre ciclídeos, ou outros que sejam mais específicos e fora do plantado.

Bicalho: Fica no subsolo do Brasília Shopping. Acho que, em termos gerais, é a melhor loja de aquarismo em Brasília, imbatíveis nos marinhos! As vendedoras sabem muuito de aquarismo, podem tirar praticamente qualquer dúvida! Dificilmente consigo perguntar alguma coisa que elas não saibam responder. Também sou conhecido lá, especialmente pelos meus ciclídeos também. A estrutura é disparada a melhor! Aquários muito limpos, muito zelo com a saúde dos peixes, bem como a manutenção dos parâmetros perfeitos na água. O defeito: são caros e muitas vezes querem empurrar muitos produtos para cima da gente! Quando não sabemos muito das coisas, a gente vai na onda deles e compra. Mas quando tem mais experiência, vê que não tem necessidade de certas coisas. Então saia com uma lista de compras em mãos e se limite a ela!

CatTv: Desvantagem: Fica em Taguatinga Sad São excelentes com ciclídeos. Muito bons com plantados também, mas não chegam ao nível da Zaia. Eles abriram por um tempo uma loja na 106 norte, mas até pela má localização não havia muito movimento (acho que eu era quem mais aparecia hehe) e fecharam, ficando só em Taguatinga, no Taguatinga Shopping, se não me engano. Vendedores muito bem informados e atenciosos também.

Outra boa loja é a AmaPeixes, que fica no Terraço Shopping. Porém não indico ela para tirar dúvidas, por que os vendedores não são dos melhores para isso, mas têm peixes de excelente qualidade, ótima estrutura (foi montada pelo Paulo Otávio para seu filho) e higiene dos aquários. Ou seja: tirar dúvidas lá? Não! Comprar peixes? Sim!! Smile Até por que achei eles mais baratos.
Fernando Fontes
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 32
Localização : Brasília

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Rodrigo_S Seg Out 26, 2009 1:49 am

Dei uma sumida mais to voltanto!
Boa sorte com os novos peixes! Laughing
Fernando, mais uma vez tá de parabens!
Rodrigo_S
Rodrigo_S
Admin

Mensagens : 8
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/10/2009
Idade : 28
Localização : São João de Meriti

https://aquarioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Simone Seg Out 26, 2009 6:11 pm

Então, a loja que eu tenho ido desde o início é a Bicalho,até pq ela é a mais renomada de Brasilia.
A única falha que eu senti neles é que eu acho que eles estão acostumados a vender pra gente experiente e tals,aí acho que eles julgaram que eu saberia muita coisa e deixaram de dar algumas informações.Mas não por maldade,só por falta de hábito mesmo.Por isso que meu aqua deu tudo errado e todos os bichinhos morreram por total desinformação.Mas devo voltar no sábado pra comprar os peixes e recomeçar de novo.Vc acha a Bicalho careira?É pq eu não tenho muita noção de preços e tals..Vc recomenda que eu compre lá mesmo?
De fato todas as funcionarias são muito entedidas do assnto,sempre me tiraram todas as duvidas.No dia que eu fui comprar,o André(o dono)tava lá e foi ele que me ensinou tudo,montou o aqua,me deu as instruções e tals.Eu até queria marcar um dia com ele uma visita domicilar pq eu sei q ele vai nas casas dos clientes, só pra ver se tá tudo certinho, se a iluminação tá boa,essas coisas,mas nunca consegui. pig
Mas foi ótimo vc falar dessas lojas!Tô salvando todas as dicas aqui num arquivo ´pra posteridade!heheh
Valeuzão novamente!

Simone

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Fernando Fontes Sex Out 30, 2009 2:02 am

Pois é, Simone.. A bicalho pode ser considerada a melhor loja de aquários em Brasília, pela estrutura, atendimento...
Mas eu particularmente acho que tem muitas coisas lá que são caras. Mas não é nem porque eles colocam os preços altos, mas pela qualidade dos produtos. Eles só trabalham com produtos de primeira linha. Tem horas que o produto de segunda linha funciona tão bem quanto o primeiro, sabe?? Ai é nessas coisas que a gente tem que estar esperto e não deixar de fazer pesquisa de preços, não é? Wink

Quanto à visita do André... Dependendo do que vc queira fazer, o André vai empurrar vários e vários equipamentos e produtos para vc comprar... Inúteis?? Não, mas desnecessários... Foi o caso de um tamponador que ele me vendeu quando eu era mais leigo.. pra que que eu ia comprar um tamponador se as pedras que ele me vendeu já alcalinizavam e endureciam a água??? É com esse tipo de coisa que tem que ficar esperto...
Se vc quiser, eu tenho o contato de um cara que é da minha confiança e indicação, eu mesmo contrato os serviços dele quando estou viajando, ou quando estou sem tempo para fazer uma manutenção mais demorada... O nome dele é Francisco, o celular é 9117-5027. O serviço dele também é mais em conta que o do André. O bom dele é que ele te ensina as coisas de um jeito prático - conhecimento pronto para aplicar ao aquário. Além disso, ele tem muitas manhas de produtos úteis e necessários para manter o aquário saudável. A única deficiência dele é a questão do paisagismo.. Ele não tem praticamente nenhuma teoria a respeito. Ele vai colocando as coisas no lugar e se ficar bom, ficou! hehehehe Mas ai é só vc montar o aqua com ele Smile

É bom ir anotando mesmo! Hehehe Vc parece muito interessada no hobbie e isso é muito bom! Logo, logo estará correndo atrás de informações mais aprofundadas! =D
Fernando Fontes
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 32
Localização : Brasília

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Ir para o topo Ir para baixo

novata precisa de ajuda Empty Re: novata precisa de ajuda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos