Ciclídeos - O Jack Dempsey

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ciclídeos - O Jack Dempsey

Mensagem  Fernando Fontes em Sex Nov 27, 2009 9:24 pm

Autor: Fernando Fontes

Galera, como tenho visto, muitas pessoas estão optando por ter aquários de ciclídeos jumbo e o Jack é sempre um grande destaque na escolha da fauna. Por isso redigi um tópico explicativo para quem deseja criar essa maravilhosa espécie! =D
O Jack Dempsey (Nandopsis octofascaitum ou Cichlasoma octofasciatum) é um ciclídeo centro-americano, proveniente de regiões como Honduras e Guatemala.
O ambiente que ocupam é rico em rochas calcárias e troncos caídos, o que deixa a água com pH alcalino (7,5, aproximadamente) e com boa dureza (10GH). A grande quantidade de troncos também forma diversas tocas, que auxiliam na demarcação do território. Na natureza, o Jack Dempsey pode alcançar mais de 35cm de comprimento.

Em aquários o Jack é considerado um peixe jumbo (30cm em aquário) e como tal exige um aqua de boas dimensões. 200 litros é o ideal para começar a criar JDs (um casal). O ideal é que o aquário seja o mais largo e comprido o possível, já que são peixes de meia água - fundo, não aproveitando muito aquários com muita altura (altura mínima de 40cm).

Como a maioria dos ciclídeos, o JD é um peixe territorialista, o que acaba conferindo a ele uma certa agressividade. Não deve ser criado com peixes menores ou mais lentos que ele, pois os comerá ou os matará, muito provavelmente. Tocas no aquário são indispensáveis, pois simulam melhor o habitat natural deles e amenizam o territorialismo. A temperatura deve estar na faixa de 26ºC-29ºC. pH 7,5 e dureza 10GH.

Com relação à alimentação o Jack Dempsey realmente não mostra nenhuma frescura! Come qualquer coisa que lhes for dado. Dê sempre preferência às melhores rações, especialmente às desenvolvidas para ciclídeos. Minha recomendação é a Tetra Cichlid Sticks Color.

Assim como a maioria dos ciclídeos americanos, os JD são bastante resistentes. Aguentam variações de pH e temperatura significativas sem maiores problemas. Claro que não é por isso que vão deixar ele em más condições... Com relação às doenças só peço que atentem às complicações digestivas. Meus dois Jacks Dempsey já tiveram flagelados intestinais que foram devidamente tratados, mas já perdi um Jack pelo mesmo problema.

Filtragem: peixe jumbo + aquário jumbo = filtragem extra jumbo!
A vazão de filtragem para ciclídeos jumbo em geral que recomendo é de 7x o volume de água do aquário até 12x o volume de água do aquário. A filtragem biológica deve ser muito abundante! Não se preocupe em abusar da cerâmica ou das bio-balls!

Não é um peixe que aprecia uma intensidade luminosa muito forte, apesar de conviver com ela sem maiores problemas. É mais uma questão de conforto.

O Jack Dempsey tem a popular variação Blue. As diferenças vão além da estética... O Jack Dempsey Blue, além de crescer menos, é muito menos agressivo, sendo mais fácil seu convívio com outros Jacks e ciclídeos americanos. Por ser uma variante gerada no aquarismo, é muito mais resiliente que o Jack Dempsey comum (resiliência = capacidade de se adaptar a novos ambientes diferentes de seu original), podendo ser perfeitamente adaptado ao pH mais ácido (até 6,7) ou mais alcalino (até 8,0).

Reprodução:
Jack comum + Jack comum = descendentes comuns.

Jack Blue + Jack Blue = não gera descendentes devido ao hibridismo.

Jack comum (macho) + Jack Blue (fêmea) = não gera descendentes

Jack Blue (macho) + Jack comum (fêmea) = 75% descendentes comuns e 25% descendentes blue.


Minha dupla de Jacks Dempsey Blue.
avatar
Fernando Fontes

Mensagens : 22
Pontos : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 25
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11234248656590502630&rl

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum